Bem vindo Visitante ( Entrar | Registrar )

Esboço · Padrão · [ Linear+ ]

> Overclock: É Perigoso? Eu Posso Fazer?, Os mitos, as verdades e as dúvidas.

vacalouca
post Aug 22 2005, 04:15 PM
Post #1

Real Name: John 117 (Spartan 117)
Group Icon

Membro nº: 235

Dês de que conheço computador sempre ouvi a palavra Overclock, ela significa alegria para uns, e medo para outros...

O que é Overclock?

Basicamente nos PCs, overclock é fazer com que o hardware trabalhe em uma velocidade acima da original estipulada pelo fábricante, com isso você consegue ganhar um desempenho maior sem gastar praticamente nada.

Além do overclock temos também as modificações no hardware, também conhecidas como mod, que não deixa de ser um overclock, essas modificações no entando visam habilitar alguma coisa que está desativada pelos fabricantes para que possam vender um produto mais barato, sem ter que investir em outra linha de montagem para isso.

Como funciona o Overclock?

Para entender o overclock, vamos tomar como exemplo os processadores, um modelo bem conhecido da galera e que fez a alegria dos overclockers pelo mundo, os já falecidos Atlhons XPs ( conhecidos também como K7 ).

Produzir um processador ou qualquer transistor em miniatura é um trabalho complicado, imaginem vocês que cada um dos 36.000.00 dos transistores dos Atlhons é apenas 13 vezes maior que um átomo (130nm) , e as empresas vão diminuindo essa medida cada vez mais com o passar dos anos, em breve estaremos no processo de 65nm, os processadores atualmente usam o processo de 90nm.

Fazer um componente de precisão com peças tão pequenas além de não ser tarefa fácil exige muito investimento, seria praticamente inviável investir em máquinas que fizessem um processador 1700+, uma outra para o 2000+, mais uma outra para o 2400+ e assim por diante, fora esse detalhe tem outro que é a qualidade do material que será usado na fabricação, esse material é o silício.

Esse silício são barras cortadas horizontalmente, e fica na forma de um disco como mostra a figura abaixo, outros pedaços serão cortados, trabalhados e sobrepostos uns sobre os outros formando assim um tipo de “wafer” de silício.

user posted image

O que isso tem haver com overclock?

Agora todo mundo tem uma idéia básica de como são feitos os processadores, o que muitos não sabem é que aquela “bolacha” de silício que é fundida a altíssimas temperaturas tem partes que acabam sendo impuras, a melhor parte do wafer de silício para se fazer um processador é o centro que é o mais puro, conforme vamos aproximando das bordas vai ficando cada vez mais complicado de tirar processadores que consigam pelo menos funcionar com uma voltagem aceitável.

Ou seja todo Atlhon XP começando pelo 1700+ até os 2800+ são exatamente iguais, feitos na mesma medida, na mesma fábrica e tem a mesma quantidade de transistores, o que muda é a freqüência de trabalho deles, essa freqüência é determinada pela AMD com base no local do wafer de onde eles foram feitos, ela consegue isso fazendo uma combinação de pontes que são cortadas a laser que estão no processador, a combinação dessas pontes podem determinar a voltagem, o multiplicador e o FSB que será multiplicado para alcançar a velocidade desejada. Então saibam que o processador só tem a velocidade definida depois de pronto, logo abaixo você pode ver essas pontes na foto do processador, elas são aqueles pequenos pontinhos dourados:

user posted image
user posted image

Todo processador recebe um código chamado OPN que mostra esses detalhes e é por esse código e um pouco de pesquisa que você descobre um bom processador para over só olhando para ele, no caso dos Atlhons XP, esse código está impresso naquela etiqueta preta como mostra a foto acima.

Então, se um processador Atlhon XP 1700+ é tirado da pior parte do wafer de silício, como eu posso fazer um overclcock para 2800+ ?

A resposta é simples, no mundo se consome muito mais processadores de baixo custo como foram os casos dos Atlhons 1700+ e 2000+ do que os outros modelos mais rápidos e caros, o que acontece é que quando falta um desses processadores para não perder vendas as empresas muitas vezes tem que pegar aqueles que poderiam ser os 2800+ e 2600+ e vender como um 1700+ ou 2000+ , e nenhum processador pode ser vendido no seu limite, as empresas sempre deixam uma margem de segurança que pode ser explorada para fazer um overclock.

Então, nem sempre overclock pode ser considerado perigoso, se você tem um processador 1700+, mas que na verdade seria um 2800+ não temos motivos para não aproveitar essa oportunidade de ter um processador mais rápido sem gastar nenhum centavo! O que se deve observar sempre é a temperatura, o cooler deve ser trocado pelo o equivalente ao do 2800+.

Hoje em dia graças as novas tecnologias, as empresas estão conseguindo cada vez mais com que a dissipação térmica não seja um problema para aumentar o clock dos processadores, de um mesmo wafer até os processadores tirados das bordas conseguem ser excelentes para overclock, os modelos mais baratos que tem uma velocidade menor além da margem de segurança eles trabalham em freqüências bem reduzidas e com isso sobra muito espaço para overclockar, atualmente uso um processador que trabalha em 1.6ghz original de fabrica, mas em overclock ele trabalha em 2400ghz diários sem aumento da voltagem, perfeitamente estável e o mais importante é que mesmo assim ele não aquece muito, o que é um fator importante para não diminuir sua vida útil.

Então eu posso fazer overclock sem problemas de diminuir a vida útil do meu hardware?

Um processador é feito para durar em média 20 anos, quanto mais rápido ele trabalhar mais os elétrons entrarão em atrito com o silício e isso pode diminuir a vida útil de um processador, entretanto se um processador durar 10 anos ainda sim vale a pena, a informática evolui muito rápido em 10 anos é bem provável que seu processador não compre nem um saquinho de jujubas, isso se você não o tiver trocado até lá, quanto vocês acham que vale um 486Dx4 ou um Pentium 100 hoje em dia? Para muitos esses processadores nem tem utilidade mais ( alguns fazem chaveiros com eles...).

Tomando os devidos cuidados, você pode fazer um upgrade barato e o melhor, quase de graça, ou ter um processador barato com desempenho dos processadores mais caros e rápidos da atualidade. ok.gif

Só quero avisar, que esse tópico visa esclarecer as dúvidas que muitos usuários tem em fazer ou não o overclock, não nos responsabilizamos por qualquer dano causado ao seu hardware, antes de fazer qualquer coisa é melhor pesquisar um pouco e conhecer sobre o assunto, não é difícil e não exige nenhuma faculdade para isso.

AQUI tem o tutorial de overclock para iniciante, qualquer dúvida é só postar.

Colaboração: Another
User is offlineProfile CardPM
Go to the top of the page
+Quote Post
7 Páginas < 1 2 3 4 5 > »  
Reply to this topicStart new topic
Respostas(40 - 59)
X-PhoeNiX
post Aug 31 2005, 11:07 PM
Post #41

XPhoeNiX - Ultra Fast!
Group Icon

De: Brazil
Membro nº: 1

Neckilljo', kra.. ja peguei um caso semelhante aki na minha mobo do a64...

tive q zerar a bios... ae voltou ao normal...
+Quote Post
Neckilljo'
post Sep 1 2005, 05:40 AM
Post #42

Unregistered

zerar como??? refazer o flash nela???
+Quote Post
Another
post Sep 1 2005, 04:18 PM
Post #43

O mais próximo de um deus
Group Icon

De: Milky Way
Membro nº: 32

Resetar a bios....
+Quote Post
Neckilljo'
post Sep 2 2005, 09:56 AM
Post #44

Unregistered

po... resetar pra mim é apertar F5 e mandar "default values"...

o reset que vc diz é refazer o flash nela com uma imagem .bin (ou .rom... sei la) de bios nova?
+Quote Post
vacalouca
post Sep 2 2005, 05:31 PM
Post #45

Group Icon

Olha o manual da sua placa que geralmente perto da bateria da BIOS tem um jumper que vc munda de lugar e a BIOS volta a ficar com as configurações originais, tudo em defalt.
+Quote Post
Another
post Sep 2 2005, 06:30 PM
Post #46

Group Icon

ja que o vaca disse como fazer...

resetar a bios, basicamente é...cortar a alimentação do chip, sendo assim... e carregado os parametros originais...do fabricante da mobo

e carregar o default, é pedir que a bios leia o DMI da ram...e de outros HArd...e as pontes do CPU.. e configure , com as informaçoes dadas por cada fabricante de cada hardware.
+Quote Post
Neckilljo'
post Sep 2 2005, 09:28 PM
Post #47

Unregistered

ahuahuahua

seria o "clear cmos" então? (é que eu realmente nao conhecia isso como "resetar a bios")

blz... de qq jeito... ja fiz agora pouco pq ela deu uma travada semi-fatal... assim como dei outro flash na bios por cima...

ela ainda não ta aceitando 2400MHz estáveis...

mas sem problemas... ja to enjuriado com essa placa mesmo... logo ela vai pro lixo (assim que eu começar a trabalhar pra ter dinheiro pra comprar outra)

mas valeu pela ajuda e pela paciencia

outra curiosidade que eu tive recentemente:

fui na casa de um colega meu e vi o pc dele rodando 2 pentes de memoria ddr333 totalmente diferentes (uma kingston e uma generica) com latencia 2.5-3-3-7 em dual channel, e ainda por cima em over pra 416MHz

cara... qdo ele falou eu tb falei que ele tava mentindo... mas aí a gente abriu o gabinete e eu tirei as memorias pra ver... pude ver na minha mão a diferença das memorias... assim como tb pude ver o cpu-z dizendo que elas tavam em dual channel a 208MHz (ddr416)

a placa mãe é uma P4P800-X (chipset intel 865) e o processador é um pentium 4 prescott 3.0 GHz

essas mesmas memórias já são um velhas e não rodavam em dual channel nem que a @!#$@!# numa MSI K7N2Delta com um TBred 2000+

Q1 - se memórias totalmente diferentes rodam em dual channel sem problema, pra quê comprar aqueles kits 2x256, 2x512 especiais?

Q2 - ddr333 chega a 416MHz assim na boa?
+Quote Post
vacalouca
post Sep 2 2005, 09:52 PM
Post #48

Group Icon

mas sem problemas... ja to enjuriado com essa placa mesmo... logo ela vai pro lixo (assim que eu começar a trabalhar pra ter dinheiro pra comprar outra)

Joga no lixo aqui de casa convite.gif

Q1 - se memórias totalmente diferentes rodam em dual channel sem problema, pra quê comprar aqueles kits 2x256, 2x512 especiais?

Além do clock, tem outra coisa nas memórias que se chama latência, quanto menor melhor, memórias de marca costumam rodar até em 2,2,2,4 1T acima de 400mhz, as genéricas normalmente são 2.5,3,3,8 2T e as de marca também são certificadas para usar voltagens elevadas.

Q2 - ddr333 chega a 416MHz assim na boa?

Sim até mais, depende da memória, na verdade hoje em dia não existe essa de DDR 333, 266, praticamente todas são DDR 400 remarcadas, eu não sei como é feito esse tipo de marcação nas memórias, mas basta observar os códigos das DDR400 e comprar com a da mesma marca DDR333, fica muito mais caro hoje em dia para uma empresa manter várias linhas de montagem para diverso tipos de memória com velocidades diferentes, sendo que um DDR 400 pode trabalhar em 333, 266, 133 e 100mhz.

Minha memória é uma Elixir chips Nanya DDR 400 (PC 3200) e trabalham em DDR 520 (PC 4200) vdimm defalt 2.6V e é genérica, custa mais barato que uma Samsung.

Segue a screen para comprovar http://img.photobucket.com/albums/v677/vacalouca/prova.jpg
+Quote Post
Another
post Sep 2 2005, 10:08 PM
Post #49

Group Icon

mas basta observar os códigos das DDR400 e comprar com a da mesma marca DDR333, fica muito mais caro hoje em dia para uma empresa manter várias linhas de montagem para diverso tipos de memória com velocidades diferentes, sendo que um DDR 400 pode trabalhar em 333, 266, 133 e 100mhz.

creio que seja o mesmo protocolo que os processadores... os chip que chegam a 200mhz ou menos que isso e que não passam na margem de segurança , mas mesmo assim funciona a 200..elas são simplesmente remarcadas para 333 , se tem um opn especifico...eu ja não sei..

fui na casa de um colega meu e vi o pc dele rodando 2 pentes de memoria ddr333 totalmente diferentes (uma kingston e uma generica) com latencia 2.5-3-3-7 em dual channel, e ainda por cima em over pra 416MHz

a marca não determina se o dual vai funcionar o não.. o que se recomenda ( os sites falam..mas n diz o pq.. ) é que vc pode teoriacamente acalçar um maior over.. pois existe a possibilidade de um funcionar a 220 e outro a 230...assim...ficaria limitado a usar os 2 a 220.. e tambem pq um pode funcionar em voltagen direferente e timings diferentes... para determinada frequencia.

PS:EU ja vi gente ( de certos forums daqui do brasil ) dizer que certo modulo de memoria e imcompativel com outro de outra marca... ISSO NAO EXISTE!! o que é imcompativel...e memoria com o chipset..ou com as trilhas das mobos ( caso raro )
+Quote Post
Lemke
post Sep 4 2005, 04:06 PM
Post #50

Extreme Fighter
Group Icon

Membro nº: 68

aê pessoal, dscp a demência, mas qual prog vcs usam pra dar over no PC? ou tem de ser mexendo nos circuitos? lemkew@hotmail.com alguem com boa vontade pra me fazer rodar DOOM3 em um duron 1.3 256333 fx5200 128mb

por favor...
+Quote Post
crowunder
post Sep 4 2005, 09:29 PM
Post #51

Beginner Fighter
Group Icon

De: Itabaiana - SE - Brazil - Sulamerica - Terra - Via Lactea - Universo...
Membro nº: 26

Aew vaca quero falar com vc no msn, tipow eu tenho um atlon xp 1800+ e quero fazer over nele, ele funciona a 1.53 de clock, na bios da mina asus a7v600-x ele pode ir ate 1.90 e até 2.3, um amigo meu tentou no 1700+ dele dar um over do clock de 1.40 para 1.80 e quimou o processador, outro amigo aki ja tem um 2000+ e fez over para funfar em 2600+ e esta perfeito ja a 3 meses, pq essa diferença, eu posso fazer um over no meu, a rotaçao do meu cooler é de 2800 rpm, ele é um silent boost, ele é grande, mas parece que só tem tamanho mesmo :P, é confiavel???

afff.gif
+Quote Post
TrancëJay
post Sep 5 2005, 12:01 AM
Post #52

Eu queria ser o que eu era, quando eu queria ser o que sou hoje
Group Icon

De: Ceilândia - DF
Membro nº: 733

QUOTE(Lemke @ Sep 4 2005, 04:06 PM)
aê pessoal, dscp a demência, mas qual prog vcs usam pra dar over no PC? ou tem de ser mexendo nos circuitos? lemkew@hotmail.com alguem com boa vontade pra me fazer rodar DOOM3 em um duron 1.3 256333 fx5200 128mb

por favor...
*

Cara, pra fazer over tudo depende da placa-mãe: tem que ve se ela dá opções pra isso...

Qual a sua?

Mas já adianto que no seu caso não dá pra fazer muita coisa não, Duron 1.3 nunca vi passar de 1.5...

Pra roda Doom 3 ae vai ser difícil. 256MB de memória é muito pouco, sem contar que tem que ver se sua VGA é 128-bit ou 64-bit
+Quote Post
Lemke
post Sep 7 2005, 03:02 PM
Post #53

Extreme Fighter
Group Icon

TrancëJay, vacalouca, vejam a foto ai abaixo e me digam o que podem fazer pra arrumar meu PC con um over legal!

PS1: ja to providenciando mais 256ddr333...

PS2: sou altamente leigo em relacao aos clocks entao calma ai se eu fizer pergunta besta!

PS3: conhecem alguem na net que venda pecas de PC ou queira comprar um duron 1.3?

PS4: tomara que com memoria Doom3 rode legal...

PS5: grato pela atencao!

a tao esperada imagem... decifrem ai pra mim!
user posted image
+Quote Post
TrancëJay
post Sep 7 2005, 03:40 PM
Post #54

Eu queria ser o que eu era, quando eu queria ser o que sou hoje
Group Icon

De: Ceilândia - DF
Membro nº: 733

Bem, sua placa-mãe é uma AsRock K7S8X v1...boazinha até. Mas não tem muitas opções pra over. O problema não é nem ela e si mas seu Duron que é o último do core Morgan, como falei nunca vi nenhum que passou de 1.5GHz ou seja, infelizmente não tem muito o que fazer pra melhorar ae. Voce pode tentar botar o FSB do processador em 110x13 pra ver se ele consegue rodar com esse over ( o padrão dele é 100x13).

Mas o principal é que o AGP está desativado no teu sistema. Isso pode ser configuração na BIOS ou drivers que não estão instalados. Dá um clear na BIOS. É Windows XP ou 2000 ae? Se tiver com o XP, pela pouca memória recomendo que voce tire e bote o Win2k. Baixe e instale drivers atualizados da sua placa-mãe.
http://driver2.sis.com/agp/agp121.zip

Pra placa de video, pegue drivers aqui:
http://www.tweaksrus.com/index.php?option=...d=302&Itemid=41

[/color]
+Quote Post
vacalouca
post Sep 7 2005, 05:52 PM
Post #55

Group Icon

Estou trabalhando atualmente na conclusão do tutorial de over para iniciantes galera, tenham mais um pouco de paciência que ele está quase pronto, falta algumas linhas, uma boa revisão e alguns links de programas, logo logo eu posto aqui na Neo smile.gif
+Quote Post
neo_marko
post Sep 7 2005, 06:17 PM
Post #56

Palmeiras is not All,is more than evrerything !
Group Icon

De: La Pregunta???
Membro nº: 123

Aí sim vai ficar foda,vaca
+Quote Post
Lemke
post Sep 7 2005, 06:37 PM
Post #57

Extreme Fighter
Group Icon

FSB que diabos é isso? como faz? step-by-step please!

grato pela atencao!
+Quote Post
*ka
post Sep 10 2005, 06:30 AM
Post #58

Average Fighter
Group Icon

Membro nº: 108

eu tenho um athlon xp 2600+ barton daqueles de baixa voltagem 1.5v, e fsb 166mhz, e um modulo 512 ddr 333 (Pc 2700) da Nanya,
eu gostaria de saber porq se eu overcloca pelo fsb, o fsb da memoria tebem vai aumentar, ja q o fsb do barton e da memoria é 166, e eu ia deixar o fsb em 175mhz, eu gostara de saber se isso pode danificar a memoria ja q o barramento dela é 166, e se eu overcloca o cpu pra 175, a memoria tbem vai pra 175.
User is online!Profile CardPM
+Quote Post
vacalouca
post Sep 10 2005, 02:45 PM
Post #59

Group Icon

Qual sua placa mãe? Para colocar o FSB em 175 só se ela tiver PCI/AGP lock ( nforce2, SIS 746, SIS 746FX, SIS 748 ) se não vc pode estragar alguma coisa aí, eu acho que é mais vantagem colocaro FSB 200 aumentar o vcore para 1.65 ou 1.6 ( tem que testar ) e claro não esquecer de verificar a temperatura temperatura.
+Quote Post
*ka
post Sep 10 2005, 08:30 PM
Post #60

Average Fighter
Group Icon

Membro nº: 108

a minha mobo é Pcchips M825G 9.2a, e ela ñ tem opição de mudar a vcore, e o chipset dela o é o KM 266 Pro
User is online!Profile CardPM
+Quote Post

7 Páginas < 1 2 3 4 5 > » 
Reply to this topicTopic OptionsStart new topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Versão Simples Horário: 9th January 2009 - 06:13 PM
SNK, SNK Playmore e Neo-Geo são marcas registradas da SNK Playmore Corporation. Todos os direitos reservados.
Não temos nenhuma relação legal com SNK Playmore ou quaisquer empresas que venham a ser citadas em alguma parte do site.
Não nos responsabilizamos por conteúdos postados por usuários em nossos canais abertos. SNK-NeoFighters Forums -> Overclock: É Perigoso? Eu Posso Fazer?