Aprenda A Usar O Romcenter
Aprenda A Usar O Romcenter
| fabiofilho |
Aug 19 2005, 11:55 PM
|
![]() Moetaro? Registrado: 19-August 05 De: Rio de Janeiro, Brasil Membro nº: 9 |
*Tutorial por {_carnificina_} (texto revisado por fabiofilho)
![]() *Clique na imagem para baixar o RomCenter O RomCenter é um programa usado para corrigir suas ROMs usando um determinado arquivo .dat Nesse exemplo irei corrigir ROMs de NeoGeo, mas isso pode ser usado para MAME, snes, etc... 1°) Vamos instalá-lo, deixe o diretório padrão. Depois de instalado, clique e carregue o programa. Você verá essa imagem (clique para ampliar): ![]() 2º) Abra um dat (clique para ampliar): ![]() Depois você verá esta tela: ![]() Como se pode observar já vem alguns dats pré-instalados, para colocar mais dats clique no botão Add na aba Web Dats ele faz uma busca e carrega uns dats atualizados que estão disponíveis no site oficial do RomCenter Com o dat carregado, clique em Close e vá na lista escolhê-lo: ![]() Agora que você escolheu seu dat vamos adicionar o caminho das ROMs: ![]() Depois de adicionado o caminho, clique no sinal de + para abrir as ROMs que ele encontrou Como vocês podem ver, tem umas ROMs em verde e também em vermelho: ![]() Vamos entender o significado desses ícones... ![]() Chips Verde, Amarelo e Vermelho: Trabalham com o game base, se você clicar no sinal de + vai ver todos os jogos que estão listados no dat. Ícones de zip; Verde, Amarelo e Vermelho: Trabalham com o caminho de suas ROMs, esse é o que vai mexer. O game base serve mais para visualização, já que a opção Fix fica inativo nele. O zip Verde mostra somente ROMs 100% corretas O zip Amarelo mostra ROMs com poucos arquivos faltando ou nomeadas de forma incorreta O zip Vermelho mostra roms totalmente erradas ou com 1 - 3 arquivos corretos Quando você clica no nome do arquivo, a janela do lado direito mostra o que tem dentro e o que falta, como pode ser visto na figura (clique para ampliar): ![]() Como vocês puderam ver, cliquei na ROM Power Instinct Matrimelee, e os arquivos 266D-C5.ROM e 266DM1.ROM ficaram em vermelho. Ele está me dizendo que esses arquivos estão faltando na ROM, os arquivos em cinza são os considerados desconhecidos pelo dat mas que estão no zip. Logo à frente dos arquivos aparecem os famosos CRCs, algo ainda desconhecido por muitos. CRC é a "assinatura" do arquivo, impossível existirem 2 iguais. Trabalhando com as ROMs: Se você clicar com o botão direito do mouse em cima de um arquivo da ROM, ele vai abrir painel de opções, como Renomear, Apagar, Testar, Fix, Rezip, etc... São funções básicas. ![]() Já no lado esquerdo, se você clicar no nome da ROM com o botão direito vai aparecer basicamente o mesmo menu, só que é este que faz a diferença. É nele que você encontra opções mais avançadas (recomendado fazer backup de suas ROMs antes de usar caso seja iniciante em RomCenter) ![]() Eu irei simular um erro para vocês verem como funciona, vamos supor que você tenha baixado uma ROM para jogar no NeoRAGEx, só que descobriu que ela não funciona. Possivelmente pode estar nomeada de forma errada dentro do zip. Eemplo: SVC_P1.BIN O NeoRAGEx não entende extensões .bin e sim .rom; normalmente você teria que descompactar e renomear uma a uma, mas com o RomCenter não. Minha ROM estava MELLE.ZIP e os arquivos dentro dela estavam 266D-**.ROM, agora a rom está PIM.ZIP e os arquivos dentro dela estão PIM_**.BIN. Eu apertei F5 para atualizar a lista. Olhem como ficou, o PIM está amarelo, e na janela do lado direito ele está me dizendo que o arquivo PIM_C1.BIN está com o CRC correto, só que está com o nome errado, o nome correto é 266D-C1.ROM Clique para ampliar ![]() Os arquivos em cinza C5 e a M1, ele está me dizendo que estão incorretos. Irei clicar com o botão direito do mouse no nome PIM.ZIP, na janela do lado esquerdo, e depois clicar em Fix. ![]() ATENÇÃO: Quando se clica em Fix, o RomCemter corrige tudo o que ele acha errado, vai renomear os arquivos, os arquivos em cinza, por padrão, ele move para a pasta de backup dele. ( C:\Arquivos de programas\Romcenter\Archive ) Se ele mover o arquivo e você tentar jogar a ROM mesmo com o arquivo errado, como disse, o jogo não vai funcionar. Nesse caso ele irá mover o PIM_C5.BIN e PIM_M1.BIN Isso pode ser corrigido no menu Preferences e marcando a opção para não mover esses arquivos. MENU FILES = > PREFERENCES. ![]() No Fix Parameters SÓ desmarcar a opção Remove Useless Roms No sets você pode dizer para o programa deixar os arquivos dentro do zip, tudo em maiúsculo ou em minúsculo, ou a 1ª letra em maiúsculo o resto em minúsculo. No ROMs é o nome do arquivo do zip na imagem acima, vocês podem ver que os arquivos dentro do zip irão ficar em minúsculo e o arquivo zip vai ficar em maiúsculo. O RomCenter faz outra coisas, só expliquei o básico aqui. *Ele também importa o arquivo de um zip para o outro. *Para tirar o caminho de ROM que você acrescentou, é só clicar com o botão direito no caminho e clicar em Close Path. *Você pode adicionar vários caminhos com ROMs para corrigir. JÁ VOU DESCREVER UM BUG: Vamos supor que você tenha desativado a opção de mover as ROMs na cor cinza... EX: Ficou um arquivo chamado 266D-P1.ROM na cor cinza e ele diz que encontrou o arquivo correto em outro diretório de ROM. Recomendo que seja apagado o 1° O 266D-P1.ROM cinza do zip, porque se você pedir para corrigir vai dar conflito, ele vai tentar jogar um arquivo com o mesmo nome no mesmo zip, só que ele não substitui o existente, aí já viu... Mas se você apagar 1º o arquivo cinza não tem problema. -------------------- |
![]() ![]() |
| Zechs Marquise |
Jul 14 2006, 06:45 PM
|
![]() Get Backers - Ban Midou Registrado: 21-August 05 De: São Paulo - SP Membro nº: 18 |
QUOTE(persona @ Jul 14 2006, 04:17 PM) Eu estava mesmo pensando em pedir as roms avulsas. Pra quem usa discada, passa a ser uma opção viável. Estou com pelo menos uns 5 sets grandes aqui nesse estado (inclusive Matrimelee). Vou ver se peço lá no tópico (mas um de cada vez, lógico Kaillera? Ix, nem "sei" o que é isso! Quando falei sobre Darkstalkers online foi vislumbrando um futuro próximo, para quando eu tiver banda larga. Por enquanto (discada), é apenas um sonho! Já até li o tutorial, e o recurso parece muito roxx!! Kaillera eh um recurso ótimo p/ jogar on, vc vai gostar mto qdo usar, qdo pus ADSL foi uma das primeiras coisas q quis aprender. XD No tópico de roms avulsas tem um grande acervo de roms soltas brow, mtas delas são difíceis de achar, um tópico mto bom p/ quem não quer correr atrás dessas partes restantes em sites de busca, etc. Abraço kra! -------------------- Assistindo no momento: - Bleach - One Piece - Macross Frontier - Kamen Rider Kabuto - Kamen Rider Decade - Hajime no Ippo New Challenger Lista de Animes e Tokusatsu p/ troca [Atualizada 11/10] \o/ Baixando atualmente: One Piece, G Gundam, Bleach, Inuyasha, Naruto Shippuuden, Gundam OO 2ª Temp, Kamen Ride Decade. |
| snk-fan |
Aug 24 2006, 08:57 PM
|
![]() Average Fighter Registrado: 21-August 05 Membro nº: 78 |
tenho o fullset do Mame v0.107 e tb tenho o update p/ v0.107u4 , após eu ter carregado o DAT do 107u4 e roms referente ao fullset 107 teria como eu atualizar tudo de 1 vez só ? como ?
-------------------- tá com dificuldade em rodar a ISO do Super Street Fighter Collection - Remix 2009 (U) com audio ?
use pSX 1.13 installer já configurado e com bios i7 860@AC Freeze Pro V2 IntelP55DLX 4GB G.Skill Trident 1600 WD500 Zalman 460aps His4870@Fan GMC H70 Samsung 220M |
| Zechs Marquise |
Aug 24 2006, 10:52 PM
|
![]() Get Backers - Ban Midou Registrado: 21-August 05 De: São Paulo - SP Membro nº: 18 |
QUOTE(snk-fan @ Aug 24 2006, 08:57 PM) tenho o fullset do Mame v0.107 e tb tenho o update p/ v0.107u4 , após eu ter carregado o DAT do 107u4 e roms referente ao fullset 107 teria como eu atualizar tudo de 1 vez só ? como ? Não kra, o certo eh vc ir passando o fix game em rom p/ rom, dah um poko de trabalho, mas eh o mais certo pq o set fica perfeitamente organizado. -------------------- Assistindo no momento: - Bleach - One Piece - Macross Frontier - Kamen Rider Kabuto - Kamen Rider Decade - Hajime no Ippo New Challenger Lista de Animes e Tokusatsu p/ troca [Atualizada 11/10] \o/ Baixando atualmente: One Piece, G Gundam, Bleach, Inuyasha, Naruto Shippuuden, Gundam OO 2ª Temp, Kamen Ride Decade. |
| Cavalcante182 |
Sep 13 2006, 09:11 AM
|
|
Hello IT. Have you tried turning it off and on again? Registrado: 21-August 05 De: Campinas - SP perto de Valinhos :P Membro nº: 81 |
gostei do tuto vou testar aki hehe
-------------------- |
| Jmacjr |
Feb 5 2007, 12:39 PM
|
|
Beginner Fighter Registrado: 24-January 07 Membro nº: 25.064 |
Eu ñ axei istoa aqui:
neoragex egcg ver.final rc o q faço??? |
Jun 18 2007, 11:33 PM
|
|
|
|
Como visualiza screeshots no RomCenter? E onde encontro essas screen?
|
| paulo.slash |
Sep 1 2007, 01:09 AM
|
![]() *.dll Registrado: 16-July 06 De: Limoeiro-PE Membro nº: 14.360 |
QUOTE(Zechs Marquise @ Apr 3 2006, 01:38 PM) Seguinte, galera um dia desses ae o Ticão teve uma dúvida bem interessante qto ao romcenter, o esclarecimento dela eh mto útil p/ todos q usam o programa e querem ajeitar as roms nos tamanhos corretos, etnão resolvi postar aqui tb, assim o pessoal que tiver dúvidas qto à isso jah acessa direto esse tópico, qualquer dúvida postem. Fala aew Ticão, blz? o/ Seguinte, suas roms dobraram de tamanho pelo seguinte: suas roms dobraram de tamanho pelo seguinte: 1 - Qdo vc adiciona um dat no RomCenter lah aparece o banco de dados q tem as roms do dat do emu certo? eh por ali q vc deve seguir p/ ajeitar elas. Vamos supor q vc tem um lastblade 1 e o lastblade 1 ( set 2 ). Se vc olhar o set 2 eh apenas uma p1, então ele roda usando o lastblade 1 estando na mesma pasta, usando ela de rom principal, ao chegar na p1 ela carrega a p1 do set 2, isso eh o q chamamos de parent, usar a rom principal p/ carregar os demais arquivos. Isso acontece c/ qualquer rom clone. 2 - Tipo no nrx o banco de dados do dat jah está programado p/ deixar nas clones apenas os arquivos das versões alternativas, clones, hacks, etc, e nos dat's do Kawaks, Nebula e Fbevo não, note q se vc usar o exemplo acima, qdo vc clicar nas roms pelos ícones da pasta vc nota q ao clicar nas roms clones elas estão amarelas, tudo q vc precisa eh do arquivo modificado p/ q eles carreguem na lista, os demais ela carrega da rom principal, esses q tem na rom principal ficam '' avaliable in another game ''. Se tu der um Fix ele importa esses arquivos tb p/ romclone/hack etc, criando cópias de arquivos da rom principal em uma rom clone desnecessariamente. Veja essa shot, aqui o exemplo eh igual ao caso do Last Blade 1, mas usei de exemplo o Kof96, e o Bootleg q usa o 96 de parent: ![]() Tipo, se vc por a rom do 96 na pasta ( kof96.zip ) + o Bootleg ( kof96b.zip q tem soh uma p1 q eh o set modificado no zip ) e der um scan no emu ele carrega as duas. Daí eh por isso q vc deve se guiar pelo banco de dados p/ ajeitar suas roms e não pelas roms q estão c/ arquivos '' avaliable in another game ''. Infelizmente qdo eu comecei a mexer no Fbevo e comecei a mexer no RomCenter há quase um ano atrás eu fui dando FIX GAME em tudo qto eh jogo como vc fez. xD Aqui tem uns 8,0 GBS de roms soh de Fbevo, sendo q na verdade soh deveriam ter uns 4,5 GBS, soh q como são + de 600 roms estou c/ preguiça de arrumar e ainda não tive tempo, p/ isso como vc pode ver tem umas roms nessa shot tipo 99, 99d todas verdinhas, qdo na verdade soh a principal deveria estar verde e as outras amarelas soh c/ os arquivos daquele determinado clone s/ repetir. Sacaram? XD³ Pelo q entendi os arquivos amarelos são as q estão faltando, mais estão presentes em outras roms ou o nome do arquivo esta errado, então a bronca e só achar as vermelhas. E isso ou estou enganado? Sim alguém sabe onde posso achar o dat das roms do Super Nintendo com todas as roms? já q baixei alguns incompletos faltando poucas roms E tbm gostaria de saber se existe algum emulador de SNES q venha com o nome de todos os jogos? para eu saber se tenho todos . -------------------- ![]() |
Feb 1 2008, 06:29 AM
|
|
|
|
Pow nao entendi muito ese prog nao..
Ele vem com um monte de jogos... Mas akilo são ROMS???? Eu add uma rom minha MARIO 64 e ela tava amarela... ai botei restaurar jogo e ela ficou verde... (OBS ELA JA ESTAVA BOA..CONSEGUIA JOGAR TRANK) Bom... no ROMCENTER tem um botão "JOGAR" .. antes vc tem q associar um emulador q no meu caso foi o "Project64".. Só q da erro... usando a Rom do MARIO aparece iso logo apos a abertura do PROJECT64 "TENTATIVA PARA ABRIR ARKIVO FALHOU" E tipo tento usar akelas que vem nele e iso aparece antes de do PROJECT64 abrir "NO PLAYABLE FILES FOUND FOR THIS GAME. YOU NEED TO CREATE A NEW FILE, OR FIX AN EXISTING ONE. CONTINUE ANYWAY?" SIM ou NAO Clico em SIm e da o msmo Erro do MARIO... Pow tava todo empolgado.. pq vem jogo pra kct nele... ME ajudem ai vlW!!! OBRIGADO desde Já |
| zal16 |
Jun 29 2008, 12:16 PM
|
|
Beginner Fighter Registrado: 7-May 08 Membro nº: 64.078 |
gostei muto desse romcenter, resolveu todos os problemas de reconhecimento do neoragex 5.0.
vlw fabio -------------------- Meu PC modesto:
intel Pentium IV ~3.00 Ghz Asus P5GC-MX 1536 MB RAM 160 GB HD Sansung Modem 3G TIM 600 Kbps Realtek HD sound on-board Intel 82945G 244 MB video on-board |
Nov 18 2008, 10:04 AM
|
|
|
|
Ola amigo, se são versões diferentes de um mesmo rom hacks, não tem como colocar na mesma pasta porque o nome do arquivo é igual. Mas se for o mesmo rom para diferentes emuladores sim. na configuração do emulador coloque o caminho de uma pasta de roms. Use sempre esse diretório para todos os emuladores, sendo assim voce não precisa ter o mesmo rom em cada pasta roms dos emuladores.
|
![]() ![]() ![]() |
| Versão Simples | Horário: 29th July 2010 - 07:27 PM |
| SNK, SNK Playmore e Neo-Geo são marcas registradas da SNK Playmore Corporation. Todos os direitos reservados.
Não temos nenhuma relação legal com SNK Playmore ou quaisquer empresas que venham a ser citadas em alguma parte do site. Não nos responsabilizamos por conteúdos postados por usuários em nossos canais abertos. SNK-NeoFighters Forums -> Aprenda A Usar O Romcenter hospedagem de site, emulacao, emuladores, download roms ISOs |