Bem vindo Visitante ( Entrar | Registrar )

Esboço · Padrão · [ Linear+ ]

> Front-end Para Mugen ( Versão Inicial )

br_branco
post Oct 2 2008, 11:09 PM
Post #1

Average Fighter
Group Icon

Membro nº: 226

Estou programando um front-end com a intenção de tentar dar certas funcionabilidades que não são possiveis usando somente o mugem.
A intenção a principio é deixar o mugen com o mesmo estilo ( no modo de selecionar ) jogos arcades e eu creio que talves até consiga colocar um modo online.
O projeto ainda está no inicio com apenas uma semana de vida, então ainda falta muita coisa a ser feita e ideias a serem adicionadas.

Essa é a imagem do fron-end com 2 personagens (ficticios) selecionados.
user posted image
Não reparem no fundo e nem na barra de escolha, por enquanto eles são apenas simbolicos.

O front-end por enquanto funciona com o joystick e teclado ( com botoes e teclas pré definidas ),
joystick
direcional=movimenta a lista de personagens
botão1 = confirma a seleção do personagem
botão7= ficha
botão8= start
O mesmo se aplica para o joystick2 ( PLAYER2 )

teclado:
setas = movimenta a lista de personagens
tecla A = confirma a seleção do personagem
tecla 5 = ficha
tecla 1 = start1

para o player2
setas do teclado numerico= movimenta a lista de personagens
tecla INSERT = confirma a seleção do personagem
tecla 2 = start2

A intenção é fazer esse front-end funcione de uma forma universal ( ou seja com qualquer mugen ), por enquanto eu testei somente com SVC, MK, KOFXI mas por enquanto o principal mesmo é você ter um mugen que contenha as pastas ( CHARS e STAGES que são padrões do mugen), para o front-end funcionar corretamente você deve ter pelo menos 6 CHARS e 1 stage.

Para fazer com que o front-end localize os CHARs você deverá editar o arquivo dados.ini, e colocar o caminho na opção "charsdir" e o nome do executavel na opção "exenome" exemplo:
[mugen]
charsdir=c:\svc_2007
exenome=SvCUM 3rd BE v2.0.exe

Depois de informar onde está localizado o seu mugen e o nome do executavel, basta abrir o front-end.
IMPORTANTE!!! deixe o mugem no modo janela, não coloque ele em fullscreen ou o front-end irá travar, isso é somente por enquanto numa proxima versão eu irei explicar o motivo.

A ajuda que eu preciso para ir melhorando o front-end, são idéias/dicas e uma tela de seleção legal ( embora que minha intenção será fazer um esquema para que cada um faça a sua ( estilo stages do mugen ) e o front-end carregue-a.

Talvez alguns se perguntem para que servirá isso além de um possivel modo online!!!, bom além do mencionado será possivel fazer o modo TEAM com 3 ou mais lutadores, será possivel colocar personagens secretos ( que só serão chamados com comandos especificos ), colocar desafios ( tipo ganhou 5 lutas o front-end irá carregar um CHAR aleatório ou especial para te desafiar ), fazer um highscore, etc... ( nesse ponto é que cabem as idéias ).

O front-end foi testado com o winxpSP3, quem testar e quiser ajudar dando idéias, reportando bugs, um layout legal para a tela de seleção, fontes, etc... será muito útil, no ponto em que está o front-end já é possivel adicionar suas própria imagens para aparecer na barra de seleção, para isso basta colocar um ".png" na pasta "imagens" com o mesmo nome do "CHAR" do mugen, o mesmo se aplica para o personagem animado "chunli" ( veja na pasta imagens como é o arquivo e a quantidade de imagens que ele deverá ter.

EDITADO (03/10/08):
Foi adicionado o "continue", "final round" em caso de drawgame, quem testar, tente fazer todas as possibilidades (vitorias e empates) para achar algum bug que o front-end não tenha filtrado.
Lembrando que pra fazer isso rapidamente basta usar as teclas no mugen:
CTRL+F1=RETIRA TODA A ENERGIA DO PLAYER1
F1=RETIRA TODA A ENERGIA DO PLAYER2
F5=TIME OUT (se os 2 players estiverem com a mesma energia, gera um drawgame )

ATUALIZADO:(03/10/08):
Foi modificado o código para que as menssagens de "insert coin" e "press start", mudem de posição conforme o estado de cada player.
A nivel de demosntração, por enquanto eu adicionei um código simples para tocar um video clip. Para ver esse trecho do código funcionando basta colocar um video no formato "mpg" e de nome "intro.mpg" na mesma pasta do front-end, esse video irá rodar até o final e depois mostrar a tela de seleção, você pode encerrar o video a qualquer momento pressionando qualquer tecla.
» Spoiler (clique) «

ATUALIZADO:(04/10/08):
Adicionado um sistema de ranking, ele se baseia pelo numeros de vitórias, caso já tenha um igual, então é verificado os pontos, pontos são a soma do que sobrou de seu "life bar", por enquanto ele só será mostrado caso você ganhe pelo menos uma luta e quando perder será pedido o nome e mostrado os detalhes:
user posted image

Download->
Teste.rar 2MB (atualizado 06/10/08)
User is offlineProfile CardPM
Go to the top of the page
+Quote Post
2 Páginas < 1 2 
Reply to this topicStart new topic
Respostas(20 - 31)
Andrei_Pel
post Nov 22 2008, 03:13 PM
Post #21

Beginner Fighter
Group Icon

Membro nº: 35.296

br_branco
valeu. boa noticia, to na espera.
pena q tas na discada.
continua assim, q uma hora vai ta pronto pra todos usarem.
flw
+Quote Post
shinander
post Nov 22 2008, 08:10 PM
Post #22

Beginner Fighter
Group Icon

Membro nº: 79.712

Br Branco eu queria saber se no front end é possivel chamar o modo teamcop por exemplo ou teamarcade no mugen por linha de comando.

flwsss!
+Quote Post
br_branco
post Nov 22 2008, 08:32 PM
Post #23

Average Fighter
Group Icon

você fala o modo em que pode trocar de char no meio da luta né?, pelo que eu testei não seria possivel, os parametros aceitos pelo mugen são:
-p1 nome do char, -p2 nome do char, etc... até o -p4

e para que o cpu controle os chars usa-se -p1.ai 1, -p2.ai 1, etc...

Um exemplo de linha de comando para gerar uma luta de 2 contra 2, sendo que os players do lado direito seja controlado pelo cpu:
winmugen -p1 kyo -p2 iori -p3 robert -p4 igniz -p2.ai 1 -p4.ai 1

No front-end eu estou usando o kof shining para fazer os teste, e montei o jogo da seguinte forma ( caso for jogar contra o cpu ) o usuario enfrenta 5 chars (aleatórios), depois irá vir 3 duplas ( 1 char normal da seleção e 1 outro escondido que só o cpu acessa ), por "fim" terá que enfrentar mais 3 metres.
+Quote Post
shinander
post Nov 23 2008, 10:52 AM
Post #24

Beginner Fighter
Group Icon

Então da pra fazer o team que nem no marvel vs capcom é só usar os programas do ryuwin e chamar por linha de comando os players de 1 a 4 sem o .ai eu acho que funciona.

+Quote Post
br_branco
post Nov 23 2008, 12:08 PM
Post #25

Average Fighter
Group Icon

eu tô mexendo no mugen a pouco tempo e não conheço muita coisa sobre os recursos dele mas pelo pouco que vi até agora ( diga-se a linha de comando ) não seria possivél. Veja se você chamar os 4 chars sem usar o ".ai", você estaria falando para o mugen iniciar uma luta de 2 contra 2 e todos controlados pelo usuario ( ou seja estaria usando 4 joysticks por exemplo ). Mas vou testar umas formas diferentes para ver se dá certo, embora tenho quase certeza que não dá.
E o programa(s) que você mencionou eu também não conheço ( o do "ryuwin"), dá uma descrição do que ele faz ou um link de onde encontra-lo para eu dar uma olhada.

[SIZE=7]Editado:[/SIZE]
Testei mais um pouco e não encontrei nenhuma forma de chamar o team mode por linha de comando, oque talves seja possivel fazer seria é usar o proprio menu do winmugen para fazer isso, nesse caso o front-end iria ter que trabalhar da seguinte forma:
1º montar a tela de seleção dos personagens ( tipo esse mesmo que estou programando )
2º Apos os chars escolhidos, o front-end irá criar/modificar o "select.def" adicionando somente os 6 chars escolhidos.
3º o front-end irá chamar o winmugen somente com o parametro "-log" ( para sabermos o resultado ), com o winmugen aberto o front-end irá enviar as sequencias de teclas ( como se fosse um usuario selecionando os chars ), essa sequencia seria ( selecionar a opção "team arcade" ou "team VS", selecionar os 3 chars de cada player ( isso fica facil pois como mencionei a tela de seleção será montada apenas com os 6 chars escolhidos anteriormente).
4º Por fim esperar a luta acabar e verificar o ".log " para dar continuidade.

Bom isso mencionado eu acho facil de fazer, só preciso ver como iria ficar o carregamento, do jeito que eu fiz nem dá a impressão de ser o mugen rodando, e dessa outra forma só testando mesmo para ver como fica. Vou ver se faço algo a partir do código já iniciado, e se ficar legal eu posto o resultado.

Assim: Quanto ao modo "team arcade ou VS" ou nem tinha reparado que é possivel selecionar até 4 chars de cada lado, eu penssava que era somente 2 no maximo.
+Quote Post
shinander
post Nov 24 2008, 11:22 AM
Post #26

Beginner Fighter
Group Icon

Br branco é o seguinte no mugen quando se abre ele para jogar tem varios dentre eles o modo team se por exemplo vc escolher o modo team vs vc vai entrar em uma tela onde antes de vc escolher o char tem as opções single simultaneo e turnos se vc escolher turnos vc pode colocar de 1 a 4 chars quem nem no king of fighters se vc colocar no simultaneo terá uma luta de 2 contra 2 ao mesmo tempo sendo que o player 3 e 4 é controlado pela máquina porém se vc apertar ctrl+3 por exemplo vc pode controlar o p3 tipo como assim em linha de comando seria p1 e p1 contra p3 e p4 bem com o programa do ryouwin é possivel fazer o tag team igual ao marvel vc capcom porem todo o começo de luta tem que se apertar ctrl+3 se for p1 ou ctrl4 se for p2 o link é esse http://ryouwin.mgbr.net/ vc não vai encontrar o programa mas lá tem os chars dele e todos os chars são equipados com o tag team e dentro dos chars tem explicando como usar.

Espero que eu tenha ajudado
FLWsss!
+Quote Post
obscure
post Nov 24 2008, 11:43 AM
Post #27

Beginner Fighter
Group Icon

Membro nº: 81.664

A ferramenta a qual se refere se encontra aqui neste saite http://www.infinitymugenteam.com/ é só da uma olhada ok.gif
+Quote Post
shinander
post Nov 24 2008, 04:52 PM
Post #28

Beginner Fighter
Group Icon

Não Obscure o sistema do ryouwin está mais completo que o deles pra vc ter uma idéia o tagteam do ryouwin já tem todas as funções do marvel vc capcom inclusive os hypers combinados com os mesmos comandos como D,DF,F + SOCO FORTE E CHUTE FORTE enquanto o deles ainda está bem básico.

+Quote Post
obscure
post Nov 24 2008, 05:10 PM
Post #29

Beginner Fighter
Group Icon

Membro nº: 81.664

Sei disso, mas o programa que existe neste saite facilita muito para br branco para poder fazer alguns teste no modulo dupla só isso, e com isso ele não irar perder tempo nas linhas de comando do chars.
+Quote Post
shinander
post Nov 25 2008, 07:53 PM
Post #30

Beginner Fighter
Group Icon

BrBranco vc ta utilizando o darkbasic pro ou classic? outra coisa que eu queria saber é se é dificil de mecher com o darkbasic? tipo eu também estou querendo fazer uma ferramenta pro mugen mas eu acho que vou fazer em C++ agora se for simples o Dark eu posso tentar um projeto nele se vc tiver alguma apostila ou site vc poderia disponibilizar pra galera se não for pedir muito.

FLWsss e boa sorte com a ferramenta que ja´ta bem avançada
+Quote Post
br_branco
post Nov 25 2008, 11:40 PM
Post #31

Average Fighter
Group Icon

Então estou usando o darkbasic e c++, optei por usar o darkpro por ser bem simples de fazer as animações ( pois não tenho nehuma intimidade com elas ) e o c++ para criar novas funções para o darkbasic ( as funções criadas são fornecidas para ele atraves de dlls, e ele entende essas novas funções como sendo comandos/funções próprias da linguagem).
Na net eu só encontrei um guia que demonstra o basico dele o nome é "Beginners.Guide.To.DarkBasic", e no forum você irá encontrar muita informação e exemplos bons e bem documentado, e essa linguagem é bem facil de aprender, e já que você conhece c++ você pode optar pelo "dark GDK" que é livre e distribuido junto com o compilador da microsoft "Microsoft Visual C++ 2008 Express Edition + dark GDK", eu não usei essa opção por achei que programas simples estavam consumindo muita memoria.

O que o darkbasic facilita ao extremo é a inicialização e o uso do directx, caso você já tenha usado a api do directx (directdraw/direct3d) você sabe que só pra inicializar essas bibliotecas são vários objetos a serem criados e com o darkbasic praticamente você não precisa digitar mais que 1 linha de código.

Quanto ao esquema do "tag", eu dei uma olhada na ferramenta e pelo que eu observei é que ela adiciona novos comandos dentro de um char para que ele possa se conportar para tal função, mas ele mesmo adverte que não serve para qualquer char, principalmente porque muitos não terão certas animações necessarias para isso.
+Quote Post
shinander
post Dec 2 2008, 05:45 PM
Post #32

Beginner Fighter
Group Icon

Br branco testei pela linha de comando e os chars com os comandos funcionam perfeitamente como no marvel vs capcom quanto aos chars não terem animações bem isso acontece quando não se segue bem os principios de criação do char todos que usei funcionaram perfeitamente.

o modo team realmente acho que não tem como chamar por linha de comando mas pensei no que vc disse sobre abrir o mugen com front end ele selecionar as opções automaticamente bem eu acho que é a melhor solução só fiquei na dúvida de quando for pegar continue como vai fazer mas acho que é só verificar o arquivo log.

outra duvida que eu tenho é como vc fez para fazer a contagem de pontos com o winmugen aberto

FLWsss!
+Quote Post

Reply to this topicTopic OptionsStart new topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Versão Simples Horário: 7th January 2009 - 07:54 PM
SNK, SNK Playmore e Neo-Geo são marcas registradas da SNK Playmore Corporation. Todos os direitos reservados.
Não temos nenhuma relação legal com SNK Playmore ou quaisquer empresas que venham a ser citadas em alguma parte do site.
Não nos responsabilizamos por conteúdos postados por usuários em nossos canais abertos. SNK-NeoFighters Forums -> Front-end Para Mugen ( Versão Inicial )