Faq Sobre A Emulação De Neo-geo, Explicações gerais
Faq Sobre A Emulação De Neo-geo, Explicações gerais
| Hunter |
Aug 22 2005, 11:15 PM
|
![]() Trainee Fighter Registrado: 22-August 05 De: São Paulo Membro nº: 241 |
--- Faq versão 1.2 --- [Atualizado - 20/02/07] O que é preciso para emular o Neo-Geo? R: Um emulador de Neo-Geo (duh), um romset do jogo e um romset da bios. O que é um romset de um jogo? R: Um romset é um conjunto de imagens binárias (popularmente chamadas de roms) copiadas dos chips de memória PROM/EPROM/EEPROM contidos em uma placa de arcade/cartucho. Seguindo a estrutura do emulador MAME, são dividos em duas categorias: - Romset parent: Contém as imagens binárias (roms) de base, ou seja, as que são comuns a todos os clones (caso existam). - Romset(s) clone(s): Contém as imagens binárias que diferem. Os romsets clones não funcionam sem os parents, já que necessitam das roms contidas no romset parent para que o set do jogo fique completo. Muitas pessoas possuem apenas um romset clone, mas não o parent. Esse é um dos principais motivos dos jogos não funcionarem nos emuladores. O set parent geralmente é maior que qualquer set clone. PS: Para saber mais sobre romsets parent/clone, leia o FAQ oficial do MAME. Os romsets também são popularmente chamados apenas de roms. Portanto, o termo "rom" pode significar tanto um arquivo (imagem binária) contido no romset como o próprio romset em sí (conjunto de vários arquivos zipados). O que é um romset da BIOS? R: Basicamente é a mesma coisa que um romset de jogo, mas ao invés de conter as cópias dos dados das PROMs do jogo ele contém as cópias da BIOS. A BIOS (acrônimo para Basic Input/Output System) é um software que controla as funções de baixo nível básicas para o funcionamento de um sistema eletrônico (no caso, o sistema MVS/AES da SNK). O que é a UNIBIOS? R: A UNIBIOS (UNIVERSE BIOS) é uma BIOS de Neo-Geo que permite, dentre outras coisas, alterar entre os modos MVS/AES, utilizar cheats, ouvir as músicas dos jogos, etc. Desenvolvida pelo programador Razoola, esta versão hackeada da BIOS é muito útil se utilizada em sistemas reais, já que ele não dispõem dessas funções naturalmente. Alguns emuladores a utilizam para disponibilizar as mesmas funcionalidades. Como devo usar os romsets? R: Os romsets são arquivos .zip e que contêm vários arquivos dentro. Geralmente cada arquivo corresponde ao dump (cópia) dos dados gravados em um dos chips de PROM. Os romsets devem ser utilizados do jeito que estão, ou seja, no formato zip mesmo. Coloque-os no subdiretório "Roms" do emulador que pretende usar. O mesmo vale para os romsets da bios. PS: Apesar de estarem em formato Zip, não há necessidade do arquivo estar comprimido. Quanto maior a taxa de compressão do arquivo Zip, maior será o tempo necessário para que o jogo corregue e maior será a quantidade de memória RAM necessária. Qual a diferença entre um romset de jogo encriptado e um desencriptado? R: Alguns jogos de Neo-Geo (especialmente os lançados após 1999) possuem os dados dos chips de PROM encriptados. O romset encriptado (encrypted) possui suas roms gráficas (C roms), suas roms de programa (P roms) e/ou suas roms de som (M roms) encriptadas. Um romset desencriptado (decrypted) está totalmente/parcialmente desencriptado. Qual a diferença? O desencriptado requer menos tempo de processamento e memória, o que faz com que seu loading (carregamento) inicial seja mais rápido. O encriptado é mais "pesado", pois o processo de desencriptação tem de ser feito pelo emulador, o que torna o loading um pouco mais demorado. Em PC's com pouca memória (64MiB ou 128MiB, por exemplo), os sets encriptados podem simplesmente não carregarem. Além disso, o set encriptado geralmente é maior (devido a dados randômicos ataxados para dificultar a quebra da encriptação). Rege a lenda que o set encriptado é "melhor" emulado, sem bugs. Mas teoricamente se a pré-desencriptação do set foi feita corretamente, não há motivos para haver diferença entre os dois. Para o jogador o resultado será o mesmo. Qual a diferença entre a versão MVS, AES cartridge e a versão PCB do romset de um jogo? R: A versão MVS é a versão copiada de um cartucho para o sistema de arcade MVS. A versão AES é copiada de um cartucho doméstico da versão AES (versão doméstica do Neo-Geo). A versão Board (PCB) é a versão do jogo lançada em uma placa própria contendo o hardware do Neo-Geo e apenas o jogo em chips de PROM. O jogo não pode ser substituído, pois a placa não possui conector para cartuchos. Embora tenha continuado a lançar jogos em cartuchos, a SNK-Playmore começou a comercializar jogos neste formato "econômico" a partir de 2002/2003(?), pois muitos proprietários de arcade já não possuiam mais sistemas MVS. Além disso não estavam dispostos a investir num sistema caro e arcaico que possibilitava a troca de cartuchos, mas que possuía pouquíssimos lançamentos. Queriam apenas lucrar com o "jogo do momento", então apenas uma placa simplificada com o hardware e o jogo era suficiente. Além disso, as placas individuais possuem sistemas de encriptação e proteção adicionais, o que dificulta a pirataria (embora não tenham dificultado muito). Quais emuladores emulam o Neo-Geo? R: Os mais utilizados atualmente são: MAME, Final Burn Alpha (FBA), WinKawaks e Nebula. Temos também o NeoRAGEx, mas atualmente ele não é mais desenvolvido. Existem várias versões "atualizadas" (hacks não-oficias) dele disponíveis na internet. Apesar de ter sido o primeiro emulador de Neo-Geo, algumas pessoas ainda o utilizam devido a sua "leveza". A sua "leveza" deve-se ao fato dele não suportar sets de jogos encriptados (os jogos precisam estar pré-desencriptados). Por que alguns romsets de jogos preparados para o MAME não funcionam no NeoRAGEx (e vice-versa)? R: O NeoRageX usa um padrão de nomenclatura e estrutura de romsets que diverge em certos pontos com o padrão adotado pelo Mame Dev. Team (equipe de programadores que desenvolve o Mame). Isso, além do fato dele não suportar sets encriptados, causa a incompatibilidade. Além disso, alguns sets utilizados pelo NeoRageX comtém dumps antigos. Certos jogos foram "redumpados" (recopiados), já que foi verificado que as cópias antigas não eram cópias perfeitas do conteúdo dos chips de PROM. Algumas versões hackeadas não-oficias do NeoRageX contém as listas dos sets atualizadas, fazendo com a boa parte dos romsets do MAME funcione nele (mas não todos). Quais emuladores de Neo-Geo são totalmente compatíveis com os romsets para MAME? R: O próprio MAME, Final Burn Alpha (FBA), WinKawaks e Nebula. Isso significa que um romset de jogo preparado seguindo o padrão MAME funcionará em qualquer um desses emuladores. PS: A partir da versão 0.109 do MAME, houve alterações no romset da BIOS e de alguns jogos de Neo-Geo, o que pode fazer com que alguns sets preparados para o MAME não funcionem nos demais emuladores (até que eles sejam atualizados). Essa regra também vale para os romsets de bios? R: Infelizmente não. Um romset de bios (neogeo.zip) preparado para o MAME pode não funcionar em outros emuladores (e vice-versa). Alguns emuladores necessitam de sets diferentes do utilizado pelo MAME. Esse é outro motivo que faz com que as pessoas não consigam utilizar um emulador de Neo-Geo: elas não conseguem montar o romset de bios correto p/ o emulador que pretendem usar. Sem o romset de bios adequado, nenhum jogo de Neo-Geo poderá ser emulado. Meu emulador dá uma mensagem de erro do tipo: "Wrong file name in file XXXX.XXX" "File content does not match" "Wrong CRC32 in file XXXX.XXX" O que isso pode significar? O que é CRC32? R: Geralmente são esses os motivos: O nome de determinado(s) arquivo(s) está errado; o conteúdo de determinada(s) rom(s) não coincide com o conteúdo esperado pelo emulador. A maioria dos emuladores de Neo-Geo utiliza o algoritmo CRC-32 (Cyclic Redundancy Check) para verificar a integridade/confirmar conteúdo dos arquivos (processo esse chamado de hash). Basicamente consiste em sucessivas divisões polinomiais, aonde o resultado final é um valor hexadecimal de 8 dígitos (32 bits), como por exemplo, "E4F03175". Esse valor corresponde aos coeficientes do polinômio resultante. Não é uma das verificações mais eficazes atualmente. O MAME, por exemplo, utiliza o algorítimo SHA-1 ao invés do CRC-32. Não entendeu nada? O valor do hash (valor calculado pelo algoritmo) está contido no emulador. O emulador "sabe" quais arquivos estão certos e quais ele necessita. Se os arquivos que você tem não forem os que ele espera encontrar, nada feito amigo, o jogo sequer dará boot. Alguns emuladores emulam o jogo mesmo que os nomes dos arquivos estejam errados, desde que os valores do CRC-32 coincidam. Já outros possuem a função de carregar a tabela com os nomes dos arquivos e valores de CRC32 a partir de um arquivo de texto (como o Final Burn Evolution, por exemplo). Dessa forma você pode driblar esta barreira física do emulador e fazer com que ele carregue o seu romset, mesmo que esteja errado ou desatualizado. Utilize um utilitário de verificação de romsets, como o RomCenter, por exemplo, para calcular o CRC-32 dos arquivos e compará-los com os fornecidos pelo emulador. FBA, WinKawaks e Nebula possuem uma função de gerar arquivos .dat para serem utilizados como referência pelo RomCenter. Winzip, Winrar, 7-Zip (entre outros programas de compressão) também exibem o valor calculado do CRC-32. Dessa forma você poderá saber se os arquivos que possui são os que o emulador espera encontrar. O que são os jogo King Of Fighters 2004/Hero/Ultra/Plus/Mega/Full e o KOF 10th Aniversary/Ultra/Unique/Super Mega Ultra Turbo? R: São versões piratas não-oficiais. Não existe KOF 2004 original. Estão disponíveis em vários flavors (sabores) a sua escolha... cada dia sai um hack novo... E quanto ao "King of Fighters Neowave"? O KOF Neowave não é um jogo de Neo-Geo e sim um jogo para o sistema Atomiswave (daí o "wave" do nome). O último jogo que a SNK-Playmore lançou para os sistemas MVS e AES foi o Samurai Shodown V Special. Os sistemas MVS/AES foram aposentados e não há planos de se lançar novos jogos para eles. Ao invés disso, todos os novos jogos da série King of Fighters serão lançados para o sistema Atomiswave ou consoles domésticos. O Atomiswave é um sistema de arcade lançado pela empresa Sammy, baseado no sistema NAOMI, da Sega. O sistema NAOMI foi baseado no hardware do Dreamcast. O sistema Atomiswave ainda NÃO é emulado. Qual a diferença entre os sistemas MVS, AES e Neo-Geo CD? R: O Neo-Geo MVS (Multi Video System) foi um sistema de arcade criado pela SNK. O Neo-Geo AES (Advanced Entertainment System) era a versão doméstica do sistema MVS. Ambos possuiam o mesmo hardware, mas os cartuchos tinham o encaixe da placa de inserção diferentes. Isso evitava que cartuchos AES (mais baratos) fossem utilizados em sistemas MVS, apesar de tecnicamente serem compatíveis. O que isso influi na emulação? Alguns jogos lançados para arcade foram censurados em sua versão doméstica. A maioria dos emuladores permite optar entre os modos MVS/AES, especialmente se a Universe BIOS for utilizada. Já o Neo-Geo CD era uma versão do Neo-Geo doméstico que utilizava CD's ao invés de cartuchos de PROM. Foi desenvolvido para baratear os preços dos jogos, já que os cartuchos utilizavam chips de PROM de alta densidade, o que os tornava muito caros. Posteriormente foi lançada uma versão chamada Neo-Geo CDZ, com um drive de CD de 2 velocidades. O Neo-Geo CD pode ser emulado através do Nebula, por exemplo. E quanto ao Hyper Neo-Geo 64? R: Foi um sistema de arcade 3-D lançado pela SNK em 1997. Teve apenas 7 jogos lançados: - Samurai Shodown 64 / Samurai Spirits 64 - Samurai Shodown: Warrior's Rage / Samurai Spirits II: Asura Zanmaden - Fatal Fury: Wild Ambition / Garou Densetsu 64: Wild Ambition - Buriki One - World Grapple Tournament '99 - Beast Busters: Second Nightmare - Xtreme Rally / Off Beat Racer - Road's Edge / Round Trip RV Foi um fracasso comercial e o sistema saiu de linha em 1999. Ainda NÃO é emulado. |
![]() ![]() |
| Macgaiver |
Oct 23 2005, 12:13 AM
|
|
Beginner Fighter Registrado: 2-September 05 Membro nº: 1.509 |
valeu cara.. |
| Lemke |
Oct 23 2005, 12:23 AM
|
|
Extreme Fighter Registrado: 21-August 05 Membro nº: 68 |
|
| K-R-U-E-L |
Dec 21 2005, 01:35 AM
|
![]() Ninja Style....... Registrado: 3-December 05 Membro nº: 4.084 |
òtimo trabalho !! |
| Zeusb |
Dec 21 2005, 01:38 AM
|
![]() welcome to my World!!! Registrado: 24-August 05 De: Rio de janeiro Membro nº: 829 |
|
| Nagash |
Jan 12 2006, 02:03 AM
|
|
武士道 Registrado: 21-August 05 De: In Hora Mortis Nostrae Membro nº: 28 |
|
Jan 12 2006, 09:15 AM
|
|
|
|
|
| edershinji |
Jun 25 2006, 11:26 PM
|
|
Beginner Fighter Registrado: 21-June 06 Membro nº: 13.452 |
|
| persona |
Jul 3 2006, 03:37 PM
|
![]() Trainee Fighter Registrado: 28-June 06 Membro nº: 13.675 |
QUOTE(edershinji @ Jun 25 2006, 11:26 PM) Po mano valew msm!!!Só fiquei chateado por o SVC chaos nao poder ser emulado.....Mas nao tem uma maneira de emular esse jogo????Já vi postagens de pessoas que disseram q rodaram o jogo.......... Emula sim, mano. Já tem muitas roms desse jogo por aqui no fórum mesmo. Rodam no Final Burn Evolution, e muito bem. O que o o autor do FAQ disse é que, na época, o jogo não era oficialmente emulado por ter menos de 2 anos de lançamento. E também, alguns desses emuladores não são mais desenvolvidos, por isso existem gambiarras que fazem com que NeorageX e Kawaks consigam rodar esses jogos mais atuais. |
| Silasgja |
Jul 3 2006, 03:40 PM
|
![]() Silas® Just Beat it -www.animalsmatter.org- Eu me importo, e vc? Registrado: 28-January 06 Membro nº: 6.349 |
|
| Pablomx |
Jul 4 2006, 03:35 PM
|
|
Beginner Fighter Registrado: 4-July 06 Membro nº: 13.839 |
|
| Ferrir |
Jul 4 2006, 03:44 PM
|
![]() Beginner Fighter Registrado: 22-August 05 Membro nº: 351 |
|
| Pablomx |
Jul 4 2006, 03:49 PM
|
|
Beginner Fighter Registrado: 4-July 06 Membro nº: 13.839 |
|
| Duduman |
Sep 8 2006, 12:20 PM
|
|
Beginner Fighter Registrado: 8-September 06 Membro nº: 17.030 |
por favor!!! preciso de ajuda ! eu cheguei a fazer funcionar o meu neorage5.0, mas agora ele não quer mais importar os meus jogos!! me dá um help ae! qualquer um!!! eu tenho windows xp e os meus jogos são metalslug 1 e 2!! obrigado!!!!! |
| Cavalcante182 |
Sep 13 2006, 12:39 AM
|
|
Hayley Williams PARAMORE 23/10/2008 Eu fui no show!! Registrado: 21-August 05 De: Campinas - SP perto de Valinhos :P Membro nº: 81 |
pq eu nunk consegui emular este console axo q é impossivel se alguem tiver paciencia pra explicar ou me mostrar q é possivel emular neo geo cd estou precisando desta força pq baixei a iso samurai spirits RPG e ñ funcionou segui o tuto do sonic pra dexa a iso em wav depois criar o cue e tal.. se ñ for assim me ajudem por favor |
| FTO |
Nov 23 2006, 01:35 PM
|
|
Beginner Fighter Registrado: 3-September 05 Membro nº: 1.609 |
QUOTE(Hunter @ Aug 23 2005, 12:15 AM) Já faz algum tempo que venho preparando um Faq sobre a emulação de Neo-Geo. Já havia postado uma versão em uma comunidade no Orkut. (...) [/b]. Aí, Hunter! Mto foda esse faq, tinha algumas dúvidas que foram explicadas através dele. Parabéns! Ah... qual é o nome dessa comu no Orkut q vc fez sobre a emulação de neogeo? Vc tem faqs sobre outros sistemas tb? Vlw. Fui! |
| Darth Mordred |
Jan 19 2007, 03:16 AM
|
![]() Cadê os classicos? Por@#, quem é Goenitz? =P Registrado: 21-August 05 De: Belém - PA Membro nº: 199 |
Só não gostei do "Não é emulado" |
| Gesuseru |
Jan 31 2007, 10:12 PM
|
![]() Não queria chegar a essa conclusão, mas sou um idiota. Registrado: 22-December 06 De: Joinville SC Membro nº: 22.180 |
QUOTE(Cavalcante182 @ Sep 13 2006, 12:39 AM) como assim ñ entendi o nebula emula o neo geo CD pq eu nunk consegui emular este console axo q é impossivel se alguem tiver paciencia pra explicar ou me mostrar q é possivel emular neo geo cd estou precisando desta força pq baixei a iso samurai spirits RPG e ñ funcionou segui o tuto do sonic pra dexa a iso em wav depois criar o cue e tal.. se ñ for assim me ajudem por favor Estou com a mesma dificuldade. Estou com Samurai Spirit RPG; CUE, ISO e os MP3; resolvi os problemas de bios com o 000-lo.lo 64k e neocd.bin. Agora quando inicio a ISO no Nebula não dá nenhuma mensagem de erro, mas logo depois da primeira tela escritro "NEO-GEO CD", o emulador fecha sozinho. O que mais tenho que fazer pra funcionar? |
| fabiofilho |
Feb 13 2007, 08:42 PM
|
![]() Moetaro? Registrado: 19-August 05 De: Snk-Neo Membro nº: 9 |
À propósito: achei um pequeno errinho... não próxima atualização vc corrige... QUOTE(Hunter @ Aug 22 2005, 11:15 PM) O correto é Basic Input/Output System. |
| Hunter |
Feb 20 2007, 06:22 AM
|
![]() Trainee Fighter Registrado: 22-August 05 De: São Paulo Membro nº: 241 |
QUOTE(fabiofilho @ Feb 13 2007, 08:42 PM) Muito legal vc estar atualizando esse FAQ, Hunter. Ajuda muito a quem está começando e não sabe bulhufas de emulação. À propósito: achei um pequeno errinho... não próxima atualização vc corrige... O correto é Basic Input/Output System. Já corrigi. É o que dar escrever as coisas com sono... |
![]() ![]() ![]() |
| Versão Simples | Horário: 8th January 2009 - 09:41 AM |
| SNK, SNK Playmore e Neo-Geo são marcas registradas da SNK Playmore Corporation. Todos os direitos reservados.
Não temos nenhuma relação legal com SNK Playmore ou quaisquer empresas que venham a ser citadas em alguma parte do site. Não nos responsabilizamos por conteúdos postados por usuários em nossos canais abertos. SNK-NeoFighters Forums -> Faq Sobre A Emulação De Neo-geo |