Bem vindo Visitante ( Entrar | Registrar )

Acessem o novo forum: www.snk-neofighters.info/forum/
É necessário um Novo cadastro !!

Paypal:

Esboço · Padrão · [ Linear+ ]

> Projeto Space Mercs Para Mega Drive, Jogo totalmente novo para o Mega Drive

gaffa2002
post Jul 27 2010, 07:50 PM
Post #1

Winner Fighter
Group Icon

Membro nº: 2.620

Projeto SPACE MERCS: O Tópico oficial (e único por enquanto)!!!

Atendendo ao pedido do Doraemon, estou criando um tópico com informações detalhadas sobre o projeto, e também sobre desenvolvimento para Mega Drive em geral.

O que é o Projeto SPACE MERCS?

SPACE MERCS é um projeto para um jogo totalmente novo para o bom e velho Mega Drive, um shot'em up vertical com ambientação futurista. O projeto foi criado por mim mesmo, gaffa2002, e está em fase inicial, a unica coisa concreta para o público é uma ROM bem simples com a nave do jogador se movendo de acordo com o controle.
Criei esse tópico na intenção de buscar interessados tanto em colaborar com o projeto (tanto na programação, parte gráfica ou sonora), como interessados no desenvolvimento para jogos de Mega Drive.
Há tambem planos de portar o jogo para Sega CD depois de concluída a versão cartucho.

O que eu preciso saber?

Para quem quer programar:

*Uma boa noção de assembly direcionado ao processador 68k
*Entender como funciona a arquitetura do Mega Drive, essa informação pode ser encontrada em um documento vazado da SEGA que explica todos os componentes do console. Infelizmente esse documento se encontra apenas em inglês e contém 120 paginas).
O link para o documento (retirado do site genny4ever, que alias tem bastante informação e documentação):
http://www.genny4ever.net/g4e_modules2/dow...hnical_overview
*Ponteiros em C, caso queira fazer em C (não utilizado no projeto space mercs)

Infelizmente pra parte de programação não tem jeito: Tem que ler e reler o documento da SEGA trocentas vezes e aprender algumas coisas de assembly.

Pra quem quer trabalhar na parte gráfica:
*Uma boa noção de pixel-art
*Uma boa noção de tiles e como eles são aplicados em jogos

Pra quem quer trabalhar na parte sonora:
*Manjar de sintetizar musicas (em midi por exemplo), só que utilizando uma ferramenta específica... não conheço muito dessa área portanto não sei muito como ajudar. Mas conheço uma ferramenta pra isso

Que ferramentas são utilizadas?

Para a parte da programação:

* Algum editor de texto qualquer
*Para C, uma versao do GCC que compile pra 68k (como não fiz utilizando essa maneira, não sei exatamente como fazer), sei que existe um que se chama SGCC, mas nunca utilizei, e dizem que tem alguns bugs e baixa otimização.
*Para assembly, um compilador para 68k, eu utilizo o SNASM68K, que pode ser baixado em http://segaretro.org/SNASM68K#Files (no final da página tem o link pra download). Lembrando que não funciona em sistemas operacionais de 64 bits, se o seu sistema for de 64 bits assim como o meu, voce pode executá-lo através do DOSBOX (que pode ser baixado em http://www.dosbox.com/download.php?main=1)
* um arquivo batch (.bat) com parametros corretos pra utilizar o SMASM68k, baixe o no link: http://rapidshare.com/files/409232957/run.bat , copie-o pra mesma pasta do SNASM68, e quando for compilar, utilize o comando run <arquivo_sem_a_extensao> para gerar o .bin pra ser aberto pelo emulador.
Se quiserem, o codigo fonte do meu jogo para referencia (me desculpem, está em ingles, fiz assim no caso de colocar isso em foruns extrangeiros), download aqui http://rapidshare.com/files/409234538/smercs.rar
* Opcional: A ferramenta basiegaxorz http://devster.monkeeh.com/sega/basiegaxorz/, utiliza uma linguagem BASIC pra gerar binário pro mega... bem mais simples de fazer, mas te dá pouco controle.

Pra parte gráfica:

*SGTD (Sega Genesis Tile Designer) Esta ferramenta é muito boa pois lhe permite criar tiles do tamanho exato que o mega drive suporta (em celulas de 8x8 pixels). Também permite editar paletas de cores. As paletas e tiles sao salvos em formato txt e podem ser exportadas para assembly para serem usadas efetivamente no jogo
Download aqui: http://devster.monkeeh.com/sega/sgtd/#downloads

Pra parte sonora:

*Encontrei uma ferramenta para sintetizar musicas para o mega drive, se chama TFM music maker, mas nao sei utilizar direito, quem quiser experimentar pode baixa-la aqui:
http://shiru.untergrund.net/software.shtml

Depois de encontrar as pessoas para ajudar no projeto, meu plano seria dividir o trabalho da seguinte maneira:

*Programação: Eu, caso alguém esteja disposto a me ajudar, sinta-se a vontade para aprender como programar no mega drive, que eu ajudarei no que eu souber.

*Tiles das fases: Eu acho melhor cada pessoa ser responsável pelo tema de cada fase (por exemplo, uma pessoa cuida do tileset de floresta, outra do de fase urbana, etc...)

*Sprites dos inimigos, chefes e da nave principal: Uma ou duas pessoas poderiam cuidar disso

*Trilha sonora: Uma ou duas pessoas para compor a trilha sonora do jogo da versão cartucho... caso a gente consiga portar pro sega cd, alguém que tenha alguma banda ou saiba sintetizar musicas poderia fazer a trilha sonora em audio de CD (mas isso é sonhar meio alto)

Quem estiver interessado em ajudar eu recomendo baixar as ferramentas e dar uma fuçada em como elas funcionam mais ou menos antes de dar a resposta.

Depois de estabelecido o time e o desenvolvimento começar, usariamos esse tópico para postar as novidades e os recursos do jogo pouco a pouco. E quem sabe versões beta da rom. E depois de pronto o jogo, distribui-lo livremente pela internet (tanto versão cartucho quanto versão CD, se houver).

Finalmente, o link da ROM com a navinha que se move (considerem a primeira versao teste do jogo), abre com qualquer emulador de Mega Drive:
http://rapidshare.com/files/409093596/HELLO.BIN

Screenshot da versão teste:
(IMG:http://img443.imageshack.us/img443/5856/smercsalpha.th.jpg)

Uploaded with ImageShack.us

Screenshot da ferramenta de edição de tiles:
(IMG:http://img51.imageshack.us/img51/1340/tiledesigner.th.jpg)

Uploaded with ImageShack.us

No aguardo de comentarios e sugestoes para o jogo.
User is offlineProfile CardPM
Go to the top of the page
+Quote Post
2 Páginas < 1 2 
Reply to this topicStart new topic
Respostas(30 - 34)
mrgamers
post Sep 23 2010, 05:42 PM
Post #31

Master Member ;)
Group Icon

Membro nº: 103

Se eu tivesse uns 40 mil reais sobrando contrataria o gaffa2002 e toda galera enteressada para trabalhar 100% a todo vapor dia inteiro e talvez noite tambem afim de criar uns jogos novos completos e quem sabe comprar e registrar um nome de softhalse pra galera das antigas poderia ser OldScholMD e lançaria novos jogos nao pra emuladores e sim gravar em carts pra galera das antigas e quem sabe pros jovens de hoje... mas $$$ ta dificiu! parabens mesmo nunca vi um projeto dar tao certo na terra tupiniquin!! divulga nos sites la fora tb mano!!!
+Quote Post
gaffa2002
post Sep 23 2010, 06:09 PM
Post #32

Winner Fighter
Group Icon

Se eu tivesse uns 40 mil reais sobrando contrataria o gaffa2002 e toda galera enteressada para trabalhar 100% a todo vapor dia inteiro e talvez noite tambem afim de criar uns jogos novos completos e quem sabe comprar e registrar um nome de softhalse pra galera das antigas poderia ser OldScholMD e lançaria novos jogos nao pra emuladores e sim gravar em carts pra galera das antigas e quem sabe pros jovens de hoje... mas $$$ ta dificiu! parabens mesmo nunca vi um projeto dar tao certo na terra tupiniquin!! divulga nos sites la fora tb mano!!!

Cara valeu pelos elogios ao projeto!
Eu tambem tive essa ideia no comeco: de caso o jogo fosse pra frente e fizesse sucesso na internet botar pra vender cartuchos e CDs pra poder jogar no console (a ROM ate daria pra disponibilizar de graca, e quem quisesse o cartucho ou CD "original" poderia comprar), assim como o jogo Pier Solar que uns caras estao fazendo. Mas, o jogo ainda ta engatinhando... Se fizer algum sucesso eu ja fico feliz.
Ainda pretendo esperar o jogo estar mais apresentavel antes de divulgar la fora...

E agora que voce mencionou, preciso de um nome pra "softhouse"... eu estive pensando algo como RetroMasters.
+Quote Post
mrgamers
post Sep 23 2010, 10:48 PM
Post #33

Master Member ;)
Group Icon

Membro nº: 103

Te contrataria mesmo cara... vc e uma galera das antigas com boa vontade e conhecimento, salario inicial pra trampar todos dias das 8 as 21 com umas mordomias claro, e quem quizesse trampava tb a noite toda claro que ganharia a mais... salario inicial mil real pra cada nego que v acha?? sonhar nao paga nada né hehehe... no mais boa sorte... pena eu ser um tranqueira! se vc apresentar do jeito que esta tem um povo que vai com toda certeza se enteressar é claro se o projeto morrer sera mal falado até umas horas!! mas se mostrar do jeito que esta e continuar atualizando aos poucos e talz dai quem sabe nao aparece um mano de fora pra dar um help ai tb... apoio total e por favor nao deixe esse projeto morrer... parabens meeeesmo!
+Quote Post
gaffa2002
post Sep 24 2010, 12:44 AM
Post #34

Winner Fighter
Group Icon

Te contrataria mesmo cara... vc e uma galera das antigas com boa vontade e conhecimento, salario inicial pra trampar todos dias das 8 as 21 com umas mordomias claro, e quem quizesse trampava tb a noite toda claro que ganharia a mais... salario inicial mil real pra cada nego que v acha?? sonhar nao paga nada né hehehe... no mais boa sorte... pena eu ser um tranqueira! se vc apresentar do jeito que esta tem um povo que vai com toda certeza se enteressar é claro se o projeto morrer sera mal falado até umas horas!! mas se mostrar do jeito que esta e continuar atualizando aos poucos e talz dai quem sabe nao aparece um mano de fora pra dar um help ai tb... apoio total e por favor nao deixe esse projeto morrer... parabens meeeesmo!

Quanto ao projeto morrer pode ficar tranquilo, na pior das hipoteses ele pode nao sair com tudo que estava planejado, mas sair ele sai... isso porque eu faço esse jogo por hobby, fora que eu sou fanatico pelo mega drive... poder fazer jogos pra ele apesar de dificil é muito gratificante, tem dias que eu nem mecho em nada do projeto, mas em compensação tem dias que da vontade de fazer tudo de uma vez.

+Quote Post
Asura A3
post Sep 24 2010, 01:04 AM
Post #35

Mamahaha!
Group Icon

De: Campo Limpo de Janeiro
Membro nº: 2.702

Da hora, gaffa, pena que eu não entendo bulhufas de programação, mas ver alguém que gosta e ainda dá vida ao Mega Drive é mesmo muito louco... Continue firme, quero comprar esse jogo pro meu Mega 3!

Off: Eu tenho um sonho meio doido, tipo, as empresas de games podiam fazer uns jogos novos pra videogames antigos... Ou lançar uma coletânea de jogos novos, mas com visual 8/16 bit pra videogames recentes... Sonho mesmo... rs
+Quote Post

Reply to this topicTopic OptionsStart new topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Versão Simples Horário: 18th May 2013 - 11:23 AM
SNK, SNK Playmore e Neo-Geo são marcas registradas da SNK Playmore Corporation. Todos os direitos reservados.
Não temos nenhuma relação legal com SNK Playmore ou quaisquer empresas que venham a ser citadas em alguma parte do site.
Não nos responsabilizamos por conteúdos postados por usuários em nossos canais abertos.
SNK-NeoFighters Forums -> Projeto Space Mercs Para Mega Drive jogos, hospedagem de site, emulacao, emuladores, download roms ISOs

Google Sitemap Generator